
App do Cidade Conectada desburocratiza saúde em Feira
Ferramenta registrou mais de 130 mil solicitações em quatro meses de uso.
A tecnologia é indispensável para gestão eficiente de cidades. Um exemplo é a solução adotada pela Prefeitura de Feira de Santana, o Feira Conectada, uma versão personalizada do Cidade Conectada, que simplificou e facilitou o acesso aos serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A cidade, que possui a segunda maior população da Bahia, com mais de 600 mil habitantes, conta com um aplicativo que permite que os moradores acessem diversos serviços, mas a demanda principal é para os relacionados à saúde. Em apenas alguns minutos, é possível marcar consultas, exames e solicitar o cartão SUS. A praticidade torna todos os processos menos burocráticos, já que o usuário não precisa ir até os postos de saúde.
O que a SMS oferece ao cidadão por meio do Feira Conectada?
- - Solicitação e emissão do cartão do SUS;
- - Agendamento de consultas em diversas especialidades médicas, como oftalmologia, ginecologia, neurologia, homeopatia, nutrição, fisioterapia e fonoaudiologia, entre outras;
- - Exames como ultrassonografia obstétrica, mamografia, endoscopia digestiva alta (EDA), ecocardiograma e holter também podem ser agendados;
- - Solicitações de Tratamento Fora Domicílio (TFD) e serviços da vigilância sanitária;
- - Procedimentos específicos como audiometria e Duplex Scan - Doppler.
Como agendar procedimentos
A plataforma do Feira Conectada é intuitiva, o que torna o processo de agendamento fácil e rápido. O cidadão seleciona a data e o horário desejados para a consulta ou exame. Em seguida, o setor de regulação analisa a disponibilidade e retorna com a confirmação ou sugere uma nova data, caso o horário inicial não esteja disponível. O usuário ainda pode propor outra data, caso necessário.
Para alguns procedimentos, como fisioterapia e exames oftalmológicos, a resposta chega em cerca de 30 minutos. Desde o lançamento em julho deste ano, a SMS já registrou mais de 130 mil solicitações no aplicativo. Além disso, preparou os servidores das 110 unidades de saúde nos bairros e distritos para prestar suporte e orientação a quem tiver dificuldades com a ferramenta.